Desafio do Corfebol

Desafio do Corfebol

Corfebol – ou korfball – é um esporte coletivo misto criado na Holanda. Falamos sobre ele em um post educativo preparado no Dia do Desafio (27/05/2020) no Facebook

Para você praticar esse esporte, pensamos em uma atividade com alguns fundamentos e regras que são possíveis de fazer dentro de casa ou em um espaço pequeno. São 3 passos bem simples: 

1° passo: Coloque um alvo que tenha a função do cesto do Corfebol em um lugar sem nada ao redor. Pode ser um balde ou cesto de roupa. Se tiver possibilidade de deixá-lo suspenso no ar, ficará mais parecido com o Corfebol mas isso não é essencial.

2° passo: Pegue ou crie uma bola que seja menor do que o diâmetro do cesto. Bola de meia ou de papel, boneca de pano etc. Atente-se para que não seja um objeto que possa quebrar algo nem machucar você ou alguma outra pessoa que estiver por perto.

3° passo: Crie desafios aumentando o nível de dificuldade aos poucos. Para aquecer, daremos algumas sugestões, mas queremos que invente novas regras.

  • Comece perto do cesto e, a cada acerto, aumente a distância;
  • Coloque um obstáculo (travesseiros, almofadas etc) ou peça para a outra pessoa que está jogando com você ser o defensor e tentar bloquear seus arremessos ao cesto; 
  • Feche ou vende os olhos para realizar o arremesso e peça para que outra pessoa emita sons próximos ao cesto tal como um “chamador” do Futebol de Cegos – que tal pesquisar sobre isso depois?;
  • Ao jogar com outras pessoas, passe a bola entre vocês e pense em um critério para definir o momento do arremesso. Pode ser após um número específico de passes trocados, ao final de uma música, entre outros;
  • Faça perguntas sobre algum assunto aos demais participantes. Quem acertar a resposta, receberá a bola e tentará acertar o cesto para marcar um ponto.

Essas são apenas algumas ideias. Pense em torneios com as pessoas que estão perto de você ou distantes. Lembre-se de tentar incluir todos que se mostrarem interessados em praticar os desafios. Alguns terão mais facilidade ou dificuldade, mas o que vale são os momentos de diversão e de superação de todos! 

Que tal mandar para a gente uns vídeos de jogadas e desafios? É só colocar em suas redes sociais marcando @museudofutebol e #educativomuseudofutebol. Ficaremos muito felizes em participar do seu desafio!

Temas