Carrascos da Seleção Brasileira

No futebol, “carrasco” é uma alcunha utilizada por boleiros e boleiras para definir jogadores e jogadoras responsáveis por fatídicas derrotas ao time rival. Faça um teste: qual foi o jogador que fez um gol contra seu time nos minutos finais de uma partida importante? Como chama aquela jogadora que sacramentou a goleada do seu time em um clássico? Esses atletas podem receber o título de “carrasco” nas páginas dos jornais e nos memes das redes sociais.

O jogo Carrascos da Seleção Brasileira surgiu em 2016 para a primeira festa junina realizada pelo Museu do Futebol, o Arraial do Charles Miller. Como proposta educativa para a festa, criamos uma adaptação do jogo tradicional em festas juninas conhecido por tomba-latas – podendo ser encontrado com outros nomes similares. Na brincadeira, o participante é desafiado a arremessar algumas bolas em direção a um grupo de latas empilhadas com o objetivo de derrubá-las para ganhar uma premiação.

Que tal criar seu próprio tomba-latas? É fácil e você pode utilizar os materiais que tiver em casa.

Materiais sugeridos:
– 3 bolas de meia ou de papel.
– 6 ou 10 latas, copos plásticos, potes de iogurte ou outros materiais que não quebrem e que sejam do mesmo tamanho para poder empilhá-los. Se o objeto for muito leve, você pode colocar pedrinhas ou pedaços de jornal dentro e, em seguida, vedá-lo de alguma maneira para evitar que se espalhem sempre que os alvos forem derrubados.

Como jogar:
1º passo: Empilhe as latas de modo que formem um triângulo. Se tiver 6 latas, faça a base com 3, em seguida 2 latas e finalize com 1 no ponto mais alto do triângulo. Se fizer com 10 latas, inicie a base com 4 latas, seguidas por uma 3 latas, depois 2 e, por fim, uma lata no topo.

2º passo: Determine a distância entre a área de arremesso e as latas. Quanto maior a distância, maior o desafio.

3º passo: Defina quantos pontos valem cada lata e quais serão os critérios para determinar o vencedor. Como exemplo de proposta, considere que cada lata vale 1 ponto e, ao derrubar todas na primeira chance, o participante ganha 5 pontos extras. Ao final de 3 rodadas, cada participante soma os pontos conquistados em cada rodada e será determinado vencedor quem tiver mais pontos.

Personalize seu jogo:
Agora que já sabe como jogar, crie o seu próprio jogo. Estilize as latas com as cores e os temas que gostar. Faça desenhos, imprima ou escreva em um papel e cole nas latas para o jogo ficar mais divertido. Você poderá criar perguntas sobre cada uma das latas para dar pontos adicionais a cada acerto sobre as latas tombadas.

Algumas sugestões de temas:
– Carrascos da seleção brasileira – jogadores e jogadoras que fizeram gols em nossa seleção.
– Países que eliminaram a seleção em Copas do Mundo – você encontra alguns em nosso post Vilões da Seleção Brasileira (link do post no Facebook).
– Melhores jogadores de futebol ou de outros esportes que goste.
– Maiores esportistas de todos os tempos.
– Personalidades marcantes da história mundial.
– Personagens de desenhos animados ou histórias em quadrinhos.
– Bandas musicais prediletas.
– Times de futebol.
– Sentimentos / emoções.

Desafie seus amigos e familiares e compartilhe com a gente suas criações marcando @museudofutebol e #educativomuseudofutebol nas redes sociais! Boa diversão!