PAPER TOY | Tostão

PAPER TOY | Tostão

Eduardo Gonçalves de Andrade, mais conhecido como Tostão, foi um dos maiores atacantes que o Brasil já teve. Mineiro de Belo Horizonte, ganhou o apelido ainda na infância, quando era o jogador mais jovem e mais mirrado do time da Associação Esportiva Industriários. O apelido é uma referência à moeda de níquel, popularmente chamada de tostão na década de 60 e que valia muito pouco.

A estreia profissional de Tostão no futebol foi pelo América Mineiro, mas foi no Cruzeiro que ele fez história. Jogando pela ponta esquerda, de onde dava seu poderoso chute de canhota, o atleta marcou 245 gols em 383 jogos pela Raposa, foi pentacampeão mineiro e ainda campeão brasileiro de 1966.

As atuações de gala logo levaram Tostão para a Seleção Brasileira. Vestindo a camisa verde e amarela, ele foi peça fundamental da equipe que conquistou o tricampeonato na Copa do Mundo de 70. Também disputou o Mundial de 1966 e foi um dos poucos destaques na fracassada campanha brasileira. Para tristeza dos fãs de futebol, o jogador se aposentou precocemente devido a um descolamento de retina. Seu último jogo foi em 1973, pelo Vasco da Gama.

Depois de aposentado dos gramados, Tostão formou-se em medicina pela UFMG. Voltou ao futebol nos anos 90, quando virou comentarista de futebol, além de escritor e colunista. Hoje, é considerado um dos maiores cronistas esportivos do país.

Se você é tão fã de Tostão como nós, que tal homenageá-lo com um paper toy? É só baixar o arquivo abaixo e imprimi-lo (se for em impressora colorida fica mais legal). Depois, recordar, dobrar e colocar onde indicado.

Temas