Malabaristas da Bola

Respeitável público! Alguém já parou para pensar que o futebol seria chato se não tivesse  a invenção dos “malabaristas da bola”? Afinal, a bicicleta, a pedalada e a embaixadinha não seriam formas de malabarismo?

Jogadores e jogadoras espalham suas artes pelo mundo com as bolas nos pés realizando dribles fantásticos e jogadas incríveis. Por outro lado, temos o malabarismo que é uma forma de arte muito antiga e que, para entreter e encantar, faz com que seus praticantes criem movimentos que beiram o impossível. A junção entre eles só poderia dar em coisa boa!

O Museu do Futebol convida você para uma oficina de confecção de malabares e iniciação às práticas do malabarismo com bolas!

Do que você precisa?

• Painço ou areia.
  • Bexigas nº 9 para a parte interna.
  • Bexigas nº 7 para a parte externa, o revestimento.
  • Tesoura.
  • Funil.
  • Caneca ou copo.

Como fazer?

Primeiro, encha com ar e esvazie uma bexiga nº 9 para esticá-la. Pegue a caneca com painço ou areia e utilize o funil para encher a bexiga. Deixei um espaço na bexiga para dar dois nós em seu bico.

Em seguida, assim como anteriormente, encha e esvazie uma bexiga nº 7 para esticá-la. Com a tesoura, corte o bico da bexiga e coloque a bexiga que está cheia dentro dela.

Para que a bola seja resistente a quedas e furos, a sugestão é utilizar pelo menos 4 bexigas para fazer o revestimento da bexiga com painço ou areia.

Para que você consiga realizar o malabarismo, o ideal é que você deixe 3 ou 4 bolas prontas.

Tudo pronto? Agora é hora de se divertir!

Utilizando suas mãos, arremesse as bolas para cima de modo a não deixar nenhuma cair. Crie movimentos incríveis que vão estimular sua concentração e sua coordenação motora.

Se você não está habituado a fazer malabares, comece com apenas uma bola, jogando para cima de uma mão para a outra.

Em seguida, adicione mais uma bola e jogue-as para cima e, depois, de forma alternada em forma de “x”, para que você jogue a bola com uma mão e pegue com a outra.

Está ficando fácil estes movimentos? Que tal adicionar uma terceira bola? Assim como estava fazendo com as duas bolas, arremesse as bolas de modo que façam movimentos em “X”.

Conforme você conseguir equilibrar todas as bolas, jogue mais alto ou mais rápido. Para um desafio ainda maior, coloque uma quarta bolinha para tentar realizar o malabarismo.

E aí, como você se saiu? Para envolver outras pessoas em seus desafios, registre seus erros e acertos para compartilhar nas redes sociais marcando o Museu do Futebol e desafiando seus amigos e familiares.