Você é o técnico

Você é o técnico

Já pensou em comandar um time de futebol?

Divirta-se sendo o técnico do seu time do coração no jogo “Você é o Técnico”! 

Nesse jogo, você pode escolher o esquema tático, escalar os jogadores e, quem sabe, convidar seus amigos e familiares para algum amistoso. Vamos lá?

Preparação!

O primeiro passo é determinar a distribuição dos jogadores no campo. Separamos algumas opções para você escolher:

WM (também conhecido como 3-2-2-3 ou 3-4-3): Esquema tático composto por 3 zagueiros, 2 meio campistas recuados, 2 meio campistas avançados e 3 atacantes.

4-4-2: Esquema tático composto por 2 zagueiros, 2 laterais, 4 meias e 2 atacantes.

4-2-4: Esquema tático composto por 2 zagueiros, 2 laterais, 2 meias e 4 atacantes.

4-3-3: Esquema tático composto por 2 zagueiros, 2 laterais,  3 meias e 3 atacantes

3-5-2: Esquema tático composto por 3 zagueiros, 5 meias e 2 atacantes

De acordo com o esquema tático selecionado, você irá escalar seus jogadores. Quem você chamará para a sua equipe? Vale ser criativo(a): você pode convocar jogadores e jogadoras no mesmo time, ou os craques mais antigos junto com os mais novos, e até personalidades de outros esportes ou de outras áreas como música, arte, história… você decide. 

Para facilitar a visualização, você pode desenhar o campo de futebol em uma folha de papel e recortar imagens de jogadores de jornais e revistas ou, se você estiver no computador, tablet ou celular, pode montar o seu campinho em algum aplicativo de apresentações, ou se preferir, pode fazer download ou imprimir um de nossos modelos clicando no link abaixo  e pegar as imagens dos jogadores em sites de pesquisa. 

Baixe aqui um campinho em branco.

Agora que você já escolheu o esquema tático e já escalou seu time, o próximo passo é  conseguir outro time para ser seu adversário. Você pode convidar alguém que more com você, algum amigo ou, quem sabe, até mesmo ser o seu próprio adversário. Escale outro time e determine como irá jogar.

Bora para o jogo!

Com os dois times montados, usando a imaginação, você e seus amigos poderão realizar as mais incríveis jogadas em campo. 

Sugestão para a dinâmica do confronto:

  • Tire par ou ímpar para definir quem começará a jogada. Para tornar o jogo mais divertido, amasse qualquer pequeno pedaço de papel para ser a bola do jogo e mova-o a cada jogada.
  • O vencedor, então, deve escolher qual será a jogada a ser realizada: tocar a bola ou driblar para passar pelo adversário ou chutar para o gol. 
  • O jogador só poderá tocar a bola diretamente para outro, desde que o outro jogador do time que esteja próximo a ele. Caso contrário, ele terá que arriscar a jogada “driblar”. Para determinar se o lance foi executado com sucesso ou não, jogue “Cara ou Coroa” com uma moeda ou tire par ou ímpar. Se o jogador que estiver com a “posse de bola” vencer, ele segue com a bola e pode fazer mais uma jogada. Caso contrário, ele perde a bola para o jogador do time adversário que estiver mais próximo.
  • Atenção: somente os jogadores que estão na linha de ataque podem fazer o chute a gol.   
  • Mais importante do que vencer, o que vale neste jogo é a diversão e a criação de jogadas incríveis para fazer o gol. 

Bom jogo!

Temas