Oficina de Balangandã

Oficina de Balangandã

Que tal deixar suas brincadeiras e atividades físicas ao ar livre muito mais alegres e coloridas? Com origem africana, o balangandã era usado como amuleto, composto por cordões e fitas pendentes. Hoje, o balangandã está presente em diversas atividades como danças, brincadeiras e esportes.

A ideia é prender várias fitas coloridas em um ponto central mais pesado que, ao girar por meio de um cordão, você terá um efeito visual muito bonito e divertido.

Materiais:

  • Papel crepom colorido
  • Folha de cartolina ou jornal
  • Cola
  • Fita Adesiva
  • Barbante
  • Tesoura

Como fazer?

Primeiro, corte algumas tiras de papel crepom colorido. Em seguida, corte uma tira de cartolina ou jornal.

Montagem 

Na sequência, cole as fitas de papel crepom na tira de cartolina com cola ou fita adesiva. Se as fitas de crepom estiverem muito longas, dobre-as ao meio antes de prendê-las.

Depois de colar as fitas de crepom na cartolina, dobre ao meio a tira de cartolina unindo as pontas e enrole-a. Ao fazer isso, passe a fita adesiva em volta para prender bem.

Amarre o barbante com um nó junto à tira, dobre a cartolina mais uma vez e reforce passando a fita adesiva. Lembre-se de deixar um longo pedaço de barbante que servirá para girar o balangandã.

Para finalizar você pode revestir a cartolina com tecido ou papel colorido e usar sua criatividade na decoração desta parte central. Também é possível usar outros materiais como fitas de cetim, adesivos, revistas, entre outros. Com seu balangandã finalizado, crie movimentos e divirta-se!

Temas