Oficina de dedoche

Oficina de dedoche

Você já ouviu falar em dedoche?

Podemos considerar que os dedoches são fantoches de dedos e são ótimos recursos para tornar as contações de histórias mais divertidas e interessantes. Além de chamar a atenção pelas cores e o movimento das mãos, eles conseguem distrair e fazer com que as crianças pensem em como aquele pequeno personagem pode fazer parte de uma grande história. Os dedoches estimulam a imaginação, memória e o raciocínio, e dão mais vida às histórias e personagens. 

Hoje nós vamos aprender a fazer dedoches com E.V.A., um material emborrachado e muito fácil de manusear.

Materiais que você vai precisar:

  • Placas coloridas de E.V.A. (encontra em papelarias)
  • Compasso (se quiser que a circunferência fique perfeita, mas na arte a imperfeição tem seu lugar, sua beleza…aposte nela!)
  • Tesoura
  • Régua
  • Caneta Permanente
  • Cola quente ou cola para E.V.A (encontra em qualquer papelaria)
  • E se quiser incrementar…fios de lãs, lantejoulas, barbantes e tudo mais que sua criatividade inventiva desejar!

Cuidados e Precauções: Tome bastante cuidado na hora que for usar a pistola de cola quente. E sempre a utilize com um adulto.

Vamos ao passo a passo!

Passo 1. Para fazer o corpo do dedoche, você só precisa recortar um quadrado de EVA de 7x7cm.

Passo 2. Para fazer a cabeça do dedoche, recorte um círculo de EVA com raio de 3 cm. Você pode fazer os cabelos utilizando outro pedaço recortado de EVA, fios de lã ou barbantes, ou  do jeito que preferir.

Passo 3. Depois é só fazer o rostinho. Usando uma caneta permanente preta, risque os olhinhos e a boca. E se quiser, enfeite com lantejoulas… solte sua imaginação!

Passo 4. Dobre o quadrado a partir das laterais, formando um retângulo na vertical. Depois, passe cola quente na parte de cima e na lateralpara fechar.

Passe 5. Na parte de cima do corpo, você deve cortar as pontas deixando um espaço pequeno no centro.

Passo 6. Depois, cole a cabeça ao corpo. Agora, é só soltar a imaginação e enfeitar do jeito que quiser, como por exemplo, lantejoulas e lacinhos de tecido…boa história!

Temas