Futebocha

Já pensou em misturar dois tradicionais esportes em um jogo só?

No Futebocha isso é possível! O jogo é uma adaptação que une movimentos do futebol com os da bocha, criando assim, uma atividade intergeracional, onde todos da família podem participar. A ideia surgiu em 2016 durante o projeto educativo do Museu do Futebol “Museu Amigo o Idoso”.

Que tal montar em sua casa um mini campo de Futebocha e se divertir com toda a família?

As regras são muito simples: os participantes devem lançar a bola com os pés em direção a um alvo com o objetivo de alcançar o máximo de pontos em três rodadas.

Agora que você já sabe um pouco da história dessa mistura de esportes, que tal montar em sua casa um mini campo de Futebocha e se divertir com toda a família?

1. Escolha um espaço plano no chão e desenhe com uma fita adesiva colorida, fita crepe ou giz, três círculos em formato de alvo, do menor para o maior.

2. Dentro de cada círculo insira a pontuação de sua preferência, lembrando que a maior pontuação deve ficar no menor círculo. Com o alvo pronto e com a pontuação definida, conte três passos de distância do alvo e trace uma linha, atrás dessa linha será o ponto de lançamento. Veja o exemplo do vídeo:

3. Você pode usar qualquer bola, de qualquer esporte e tamanho, o que vale mesmo é acertar o alvo. Cada jogador tem direito a três chutes, ganha quem somar mais pontos. Você também pode criar suas próprias regras!

Agora que você aprendeu a fazer, divirta-se com sua família e amigos!