Faça seu Oware

Faça seu Oware

Awele, ayo, wari, ouri ou awale, é um jogo muito conhecido no continente africano, que se origina de uma variação da mancala. Este nome mancala vem do árabe naqala que significa mover. Basicamente, podemos dizer que o oware é um jogo de semeadura, aqui no Brasil o nome mais conhecido para o jogo é o oware.

Como este jogo pode ser encontrado em várias regiões do mundo, ele acaba sendo adaptado para regras diferentes. Ele é um jogo simples no qual a proposta é que dois jogadores utilizem um tabuleiro com 14 lacunas e 48 “sementes”.

Como fazer:

Para fazer nosso Oware nós vamos precisar de:

  • Caixa de ovos
  • Tesoura
  • Tinta
  • Pincel
  • 48 Miçangas (Você pode usar qualquer coisa, até mesmo colher sementes na praça ou parque perto da sua casa!)
  • Copos para depositar as miçangas/sementes

Corte a caixa de ovos, de modo que tenha 12 buracos (Se a sua caixa tiver os doze buracos, só tire a tampa.)

Pinte a caixa e faça a decoração que você quiser. Aqui pintamos cada lado de uma cor para diferenciar os lados. Esse é um dos jeitos de se criar um tabuleiro oware, porém os materiais que podem ser utilizados podem ser diversos, como caixas de sapatos, copos descartáveis, entre outros.

Coloque 4 miçangas/sementes em cada um dos buracos de forma que fiquem todos iguais. E seu Oware está pronto, vamos jogar?

Como jogar?

O jogo deve ter dois jogadores, com um tabuleiro com 12 buracos e mais 2 depósitos à parte para as 48 sementes. As regras do jogo são as seguintes:

a) São jogados por duas pessoas, uma em frente à outra, com o tabuleiro colocado entre elas;

b) Antes de começar o jogo, os participantes irão distribuir 4 sementes em cada um dos espaços do tabuleiro;

c) Os jogadores definirão entre si quem iniciará a distribuição das sementes;

d) Na primeira rodada, o primeiro jogador irá escolher de qual buraco ele irá retirar as sementes para distribuir nos demais buracos. Essa distribuição deve ocorrer da seguinte forma: considerando o buraco escolhido para a retirada das sementes, ele irá depositar somente uma semente em cada buraco à direita daquela ao qual foram retiradas as sementes. 

e) Dependendo da posição do buraco, a semeadura poderá terminar em um dos buracos do adversário. Quando isso acontecer, a vez passa a ser do adversário que, por sua vez, seguirá o mesmo procedimento. 

f) Em determinado momento do jogo, pode acontecer que o adversário tenha pelo menos dois buracos sem sementes. Nesse caso, se o jogador ativo tiver sementes suficientes para semear os buracos vazios mais o seguinte, esse jogador poderá recolher todas as sementes daquele buraco adversário para si.

g) A partida termina quando restam poucas sementes de um dos lados ou quando um dos jogadores tiver a maioria das sementes coletadas. A definição do encerramento da partida pode ser feita em diálogo com os jogadores a partir de um determinado número de sementes que um deles venha a possuir.

Temas