Oficina de viola

Oficina de viola

Oficina de Viola

Dente de leite 19/10/2021

Você conhece a história da coca? A coca é uma espécie de abóbora que um menino muito alegre que adorava cantar encontrou no mato e levou para sua avó. No decorrer dessa história, o menino encontra várias pessoas e objetos que vai deixando pelo caminho, menos um, que foi o presente que ele mais gostou, uma linda viola. Quer saber como ele encontrou essa viola? Acesse este link para descobrir: História da Coca, mas antes, que tal aprender a fazer uma viola de papelão e acompanhar o menino nessa cantoria?

Materiais:

Para fazer a viola de papelão, você precisará de um molde no formato do violão, você pode desenhar em folhas sulfite ou, se preferir, pode imprimir o molde que preparamos aqui: Molde para impressão. Além do molde, você irá precisar de:

  • Caixas de papelão
  • Tesoura (ou estilete).
  • Barbante (ou qualquer linha de sua preferência).
  • Cola quente (ou cola branca).
  • Lápis preto (ou canetinha para desenhar as formas no papelão).
  • Item opcional: Régua. (não é essencial para a realização da atividade, mas pode facilitar alguns processos).

Como fazer? 

Após desenhar ou imprimir os moldes na folha sulfite, recorte o contorno do desenho para que fique no formato adequado.

Utilizando esses moldes faça o contorno no papelão para que todas as partes fiquem do mesmo tamanho e formato. Você irá reproduzir o desenho do  molde no papelão 5 vezes, sendo  3 no formato completo do violão e 2 vezes apenas com o corpo do violão.

Após fazer os contornos, recorte. Nas três peças que tiverem o braço e o corpo da viola juntos, se atente ao buraco no centro do instrumento, ele também deve ser recortado.

Diferente das duas peças que somente serão o  corpo do violão, o círculo não deve ser removido. Quanto terminar, seus recortes ficarão assim:

Para iniciar a montagem, você precisará de tesoura, cola, barbante e alguns retalhos de papelão. Primeiro você irá preparar a base onde as cordas serão fixadas.

Recorte duas tiras de papelão de aproximadamente 8 cm de comprimento e 2 de largura. 

Enrole as duas tiras para que ganhem um formato oval conforme a imagem, você pode utilizar um lápis para facilitar esse processo. 

Quando o papelão estiver mais maleável, passe a cola por dentro de uma das tiras e feche o papelão para que ganhe o formato de um rolinho. Em seguida, reforce o rolinho colando a segunda tira por cima da primeira, você terá um rolinho mais robusto.

Recorte mais uma tira do mesmo tamanho das anteriores, e cole o rolinho em cima da tira. Essa será a base inferior que irá prender as cordas da viola. 

Pegue uma das peças no formato inteiro da viola, e cole a base para segurar as cordas. Ela deve ser posicionada a 5 cm abaixo do círculo de maneira que fique centralizada e, com uma tesoura ou estilete, faça pequenos cortes no rolinho com aproximadamente 2 cm de distância entre um e outro. Essas marcações irão fixar melhor as cordas. 

Agora com o lápis, faça quatro marcações com aproximadamente 2 cm de distância entre elas, na mesma direção que os cortes anteriores e fure o espaço marcado com o próprio lápis.

Agora vamos fazer 2 bases superiores, elas irão sustentar a outra ponta das cordas. Utilizando os retalhos do papelão recorte 4 tiras do mesmo tamanho, 8 cm x 2 cm e recorte 4 triângulos pequenos, com no máximo 2 cm e enrole todas as tiras como no processo anterior.

Cole a primeira tira no formato de rolinho e em cada ponta deste rolinho, cole um triângulo,como mostra a imagem abaixo. 

Depois disso cole a segunda tira por cima para tornar o rolinho mais robusto e deixar a nossa base com um melhor acabamento. 

Repita o processo para ter duas bases iguais. 

Agora com as duas bases superiores prontas, pegue a mesma peça onde está fixada a base inferior e cole as duas bases superiores, na extremidade do braço do vilão, com uma distância de aproximadamente 2,5 cm entre uma e outra conforme a imagem.

Agora você irá fazer os furos na parte superior do violão. Use o barbante para fazer a medição. Coloque uma das pontas em um dos furos feitos anteriormente na base inferior, estique o barbante até a outra extremidade deixando-o reto e com o lápis faça uma marcação abaixo do barbante.Repita esse processo com os 3 furos restantes. 

Se atente para que os furos 1 e 4 fiquem acima do rolinho Ae os furos 2  e 3 acima do rolinho B. 


Quando as marcações estiverem feitas, com a tesoura, faça pequenos cortes nos rolinhos, na mesma direção que fez as marcações, para que as cordas se fixem melhor, em seguida faça pequenos furos em cima das marcações com o próprio lápis.

Agora vamos unir mais uma peça ao nosso instrumento para deixá-lo mais firme. Pegue outra peça daquelas feitas com o molde no início da atividade, que tenha o braço e o corpo do violão juntos, faça os 8 furos no mesmo lugar feito na peça em que está trabalhando. Utilize-a

como referência para que os furos saiam exatamente no mesmo lugar.

Com todos os furos prontos, cole uma peça sobre a outra, deixando assim, o instrumento mais resistente. 

Agora você irá prender as cordas do seu violão. Meça o barbante de um furo a outro e corte de forma que sobre barbante para fazer o arremate.

Encaixe as pontas dos barbantes nos furos correspondentes e vire a peça para que a parte de trás fique voltada para cima. Dê nós nas pontas dos barbantes para que fiquem bem presas, cuidado para não deixar os barbantes frouxos ou apertados demais. Depois que amarrar uns nos outros, enrole as linhas em um pedaço de papelão e cole-o na parte de trás do violão junto com as pontas excedentes.

Faça o mesmo processo na base inferior.

Mais uma vez, você irá pegar uma das peças que recortou com o molde no início da atividade, a última que restou com o corpo e o braço do violão, posicione-a na parte de trás do instrumento e cole para que fique com um melhor acabamento escondendo os nós e as pontas do barbante que foram coladas. 

As duas peças restantes que foram recortadas no início, somente com o corpo do violão, devem ser coladas uma na outra, para deixar o material mais firme e depois você irá fixar essa peça na parte de trás do seu instrumento, fazendo o fundo do violão. 

Sua viola está pronta. Caso queira você pode colorir ou fazer desenhos para que a viola fique ainda mais bonita. Divirta-se!

Não esqueça de acessar a história da Coca e descobrir como esse instrumento foi parar nas mãos do menino que adorava cantar e se você também gosta de música, aproveite para acessar o spotify do Museu, preparamos uma playlist com músicas incríveis, especialmente para você.

Temas