Encaixe dos ratinhos

Encaixe dos ratinhos

Certa noite, um ratinho diferente e apaixonado, fez declarações à procura de seu par perfeito. Já pensou em ter personagens de uma história prontos para brincar em sua casa? Nessa atividade, você poderá fazer o seu próprio brinquedo de encaixe com os personagens da história “Rato – Palavra Cantada”, disponível neste link https://youtu.be/pBDVRKWCKoE

Além de colorir o brinquedo de encaixe, ouvindo a história você poderá soltar a imaginação brincando com os personagens. Aliás, para crianças de 1 a 5 anos, poderá estimular a coordenação motora, a atenção, concentração, identificando os personagens, as cores, as formas e tudo isso com muita diversão.

Materiais:

Para fazer esse brinquedo de encaixe você precisará imprimir as imagens que disponibilizamos neste link:

Caso não tenha como imprimir, solte a criatividade e desenhe os personagens do seu jeito em uma folha sulfite usando o link em pdf como base para o seu desenho.

Além da impressão, você irá precisar de:

  • 1 caixa de sapatos (pode ser qualquer tipo de caixa que você tenha em casa desde que tenha tampa e que todos os desenhos dos personagens da história que você imprimiu ou desenhou caibam colados nesta tampa).
  • 1 pedaço de papel cartão (pode ser substituído por cartolina ou até mesmo um pedaço de papelão).
  • 1 folha azul para encapar a caixa (nesta atividade usamos papel de dobradura camurça, mas pode ser usado o material de sua preferência, desde que seja azul).
  • Lápis para colorir.
  • Cola (líquida ou bastão).
  • Tesoura sem ponta.
  • Estilete.

Itens opcionais 

(esses materiais não são essenciais para a realização da atividade, mas se você tiver em casa, irá ajudar e facilitar alguns passos da montagem).

  • Régua.
  • Fita dupla face.
  • Lápis para desenhar (pode ser substituído por um dos lápis de cor).

Como fazer? 

Com as imagens impressas ou desenhadas, você terá em mãos, todos os personagens da história: a Lua Crescente, a Brisa, a Nuvem, a Parede, o Rato e a Ratinha, além de outros itens que compõem o cenário da história. 

Todos os personagens estão dentro de quadros com formatos geométricos. Pegue os lápis de cor e pinte todos os desenhos e seus fundos. Os fundos de cada forma geométrica devem conter a mesma cor dentro e fora da linha pontilhada. Veja o exemplo abaixo:

Procure pintar cada fundo das formas geométricas com cores diferentes.

Quando todos os desenhos e formas estiverem coloridos, vamos recortar as imagens. 

Com uma tesoura sem ponta, você irá recortar cada linha  que estiver contornando as formas, deixando a linha pontilhada ainda junto ao desenho. Veja o exemplo:

Reserve as imagens recortadas e agora pegue a caixa de papelão, a folha azul que você escolheu e a cola. Com esse material, você irá forrar a caixa, deixando-a toda azul. Este será o fundo do cenário.

Caso queira usar a fita dupla face para encapar a caixa, facilitará o trabalho, mas recomenda-se usar a cola para encapar a tampa, pois vamos fazer alguns recortes nesta parte da caixa e a fita pode dificultar um pouco esse processo.

Se for possível montar e desmontar a caixa de papelão, abra-a para poder tirar as medidas, fazendo o contorno com um lápis, como mostra a figura abaixo:

Caso não seja possível, com o auxílio de uma régua, tire as medidas da tampa, do fundo e de todas as laterais da caixa e desenhe a caixa com essas medidas no verso da folha que servirá para forrar. Caso não tenha uma régua, poderá usar a própria caixa para fazer o desenho. Lembre-se de deixar algumas abas nas extremidades de cada lado da caixa para facilitar a colagem e dar um melhor acabamento.

Faça o recorte do contorno ou do desenho que acabou de fazer na folha para encapar.

Passe a cola por todo o papel e forre a caixa. As abas laterais que sobraram você poderá passar a cola e dobrar as abas para o lado interno da caixa para um melhor acabamento. Caso queira, nas abas laterais você pode usar fita dupla face. 

Caso você tenha desmontado a caixa, pode montá-la novamente e terá uma linda caixa azul que servirá de fundo para o nosso brinquedo.

Agora você irá posicionar todos os desenhos recortados em cima da tampa da caixa e colá-los de forma que eles fiquem bem distribuídos.

Espere a cola secar e, com a ajuda de um adulto e um estilete, recorte a linha pontilhada do desenho.

Cada desenho recortado será uma peça do brinquedo, as peças terão formatos diferentes e na tampa da caixa, deve ficar uma borda colorida, da mesma cor da peça correspondente.

Para que as peças não fiquem caindo dentro da caixa, você tem a opção de fazer um fundo falso na tampa da caixa, com o pedaço de papel cartão ou papelão,  deixando alguns buracos que ajudaram a tirar as peças encaixadas. 

Recorte o papelão com a medida da tampa da caixa, de maneira que encaixe perfeitamente na parte interna da tampa. 

Forre o pedaço de papel ou papelão com o mesmo material usado para forrar a caixa e posicione-o na tampa pelo lado interno. Se necessário, aproveite para fazer ajustes no tamanho.

Agora, segurando o fundo falso encostado na tampa, pelo lado de fora, faça marcações, pequenos quadrados, um em cada encaixe, com tamanho suficiente para passar um dedo.

Remova o fundo e novamente com a ajuda de um adulto, recorte esses quadrados com o estilete.

Com o fundo já recortado, cole-o na tampa da caixa com o lado azul voltado para baixo.

Prontinho, o seu brinquedo de encaixe está terminado. 

Você pode acessar o link da história do Rato aqui: Rato – Palavra Cantada, e se divertir com seu brinquedo de encaixe.

Temas