Filtro dos sonhos

Filtro dos sonhos

Você já ouviu falar da lenda do filtro dos sonhos? 

  Uma velha lenda indígena de nativos norte-americanos conta que um velho índio, ao sair para caçar, direcionou-se ao topo de uma montanha onde lhe apareceu IKTOMI, a aranha, uma representante ancestral que se comunicou com ele em linguagem sagrada.  Diz a história que a Aranha começou a tecer uma teia numa vara de salgueiro-chorão e fez dele um arco pelo qual os indígenas passaram a pendurar suas oferendas. 

Essa lenda fundamenta o processo de criação e apreciação artística do conhecido filtro dos sonhos (Dream Catcher) ou apanhador de sonhos e a história completa da lenda você pode conferir no portal do Dente de Leite através do site Educar, clicando aqui. 

O resultado é um ornamento utilizado para fins decorativos e enérgicos de ambientes.  Que tal aprender a fazê-lo? Vamos lá?

  1. Recursos Materiais: 

Para confeccionar um filtro dos sonhos, primeiramente você deve escolher qual base irá utilizar. As bases mais firmes, que imitam o cipó utilizado no filtro dos sonhos original, são mais fáceis de manusear, portanto, caso opte por papelão ou papel, certifique-se que tenha uma espessura mínima para não rasgar. Quanto ao formato, os redondos são mais comuns, mas você pode fazer um filtro quadrado, oval, ou até mesmo triangular, de todo modo, para seu primeiro filtro, procure utilizar uma base de 10 a 15 cm de diâmetro, isso irá facilitar!  

Abaixo, estão alguns exemplos de materiais que você pode utilizar como base para seu filtro dos sonhos:

  • Bastidor 
  • Cipó enrolado 
  • Argola 
  • Círculo de papelão 
  • Palito de churrasco 
  1.  Materiais para confecção do filtro dos sonhos triangular
  • 3 palitos de churrasco 
  • Barbante ou outro cordão colorido 
  • Tesoura 
  • Papel colorido 
  • Lápis
  • Caneta ou canetinha da cor que preferir
  • Contas, miçangas, pingentes diversos (opcional) 
  1. Construindo uma base com palitos de churrasco

Para construir a base do filtro em formato triangular, utilize os 3 palitos de churrasco e 3 tiras de barbante, com cerca de 15 cm cada uma.

Com a tesoura, retire as pontas dos palitos, em seguida cruze as pontas de dois palitos e amarre com o barbante de modo que fiquem fixados um ao outro, como na imagem:

Com os dois palitos juntos, pegue o terceiro e fixe com o barbante nas outras pontas, formando assim um triângulo. 

Base pronta! Vamos elaborar o filtro?

4. Preenchendo a base:   

Separe 3 metros de barbante e, com uma das  extremidades, dê um nó na ponta superior do triângulo. Enrole o barbante ao redor da base até que seja todo revestido deixando espaços com cerca de 1 centímetro entre as voltas. Lembre de deixar um pouco folgado, como se formassem pequenos elos em toda a extensão. Termine dando um arremate com um nó bem reforçado no mesmo lugar onde iniciou.  

5. Começando a teia: 

Utilizando o mesmo barbante, a partir do último nó, dê voltas passando o barbante em cada elo ao longo da base, de modo que, uma espiral vá se formando, como mostra a imagem abaixo. Procure deixar o fio um pouco solto, faça em toda a extensão do triângulo e termine deixando um espaço de aproximadamente 1 cm do nó inicial.

6.Segunda camada e adiante: 

A partir da segunda camada da teia, passe a linha por dentro dos elos que se formaram anteriormente, dando voltas no meio do elo anterior. Continue fazendo o mesmo processo, alinhavando em espiral em direção ao centro do triângulo e verá a teia se formar. Você pode pular alguns elos para fazer teias mais espaçadas, lembrando de deixar um pequeno círculo ao centro. Para arrematar, dê um nó e corte o restante do barbante que sobrou.  

 A teia está pronta, agora faltam ornamentos decorativos!

7.Decorando o filtro: 

Se quiser, você pode fazer uma “argola” utilizando o barbante, para que o filtro possa ser pendurado no lugar de preferência.  É nessa etapa que você também pode amarrar penas, formas geométricas feitas de papel colorido, pedras e miçangas, da maneira  que preferir. 

7.1 Quer aprender a fazer a pena de papel?

É simples! Em uma folha colorida ou branca, faça desenhos com o formato de uma pena, lembre-se que você pode fazer penas de vários tamanhos e cores! 

7.2 Recorte as formas, dobre ao meio e dê picotes com a tesoura em toda a extremidade do desenho, fazendo buracos maiores ou menores como na imagem: 

7.3

Para deixar ainda mais legal, com caneta ou canetinha faça uma linha de ponta a ponta da pena e outras linhas na diagonal dos dois lados: 

Para finalizar, faça um furo em uma das extremidades da pena, passe um pedaço de barbante e dê um nó por trás da mesma para não soltar. Cuidado para não rasgar o furo! Faça da mesma forma com as outras penas, variando o tamanho do barbante, como mostra a imagem:

O último passo é acrescentar outros enfeites que deseja antes de amarrar cada barbante na base do triângulo. Nesse caso, utilizamos miçangas coloridas, mas você pode usar a criatividade e criar seu próprio enfeite!

Pronto! Agora é só pendurar, de preferência em um local que seja iluminado pelo sol em algum momento do dia, assim o filtro irá  energizar além de enfeitar o ambiente!

Temas